ABTUCMM

Deus é pop.

Esta é a matéria de capa da revista Época Nº 578, desta semana, 15 de Junho de 2009. Traz ainda uma imagem bem jovem – Jesus estilizado à frente do que parece um muro pichado.

“Foi mais forte que eu” quando vi já estava lendo a matéria,

observado o perfil do jovem religioso e pensando a Umbanda neste contexto.

Na matéria são colocados os dados de uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países onde o jovem brasileiro se destaca como o terceiro mais religioso do mundo, após os nigerianos e guatemaltecos. 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos afirmam ser religiosos e 65% profundamente religiosos.

Os dados são interessantes, quando confrontados, pois do total de jovens pesquisados 66,2% são católicos, 18,8% são protestantes, 7,9% são religiosos, mas não seguem nenhuma religião, 4,0% são ateus, 1,4% são espíritas, 1,4% “outros” e 0,3% não sabem responder ou não opinam.

A pergunta que não quer calar é onde será que está a Umbanda neste contexto, será que somos uma parte dos “outros”, diria que tecnicamente sim, mas não é o que penso, acredito que somos sim uma parte dos “outros” mais uma parte dos Espíritas; mais uma parte dos religiosos que não seguem nenhuma religião; mais uma parte dos católicos; mais uma parte dos protestantes; e até mais uma parte dos que não sabem e não opinam… enfim nunca sabemos direito quem somos nós. Vem aí, em 2010, o novo censo e com certeza continuaremos sem saber quantos somos, pois a maioria dos umbandistas e freqüentadores não assumem que são umbandistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *